quinta-feira, 7 de maio de 2009

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: NOVOS TEMPOS, OUTROS RUMOS

A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, e da complexidade.
O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das formas de organização, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e religiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional, que implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. O pensamento-ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.

Um comentário:

  1. Oi lindona!!!
    Espero que continue atualizando seu blog, colocando suas experiências e divulgando os maravilhosos trabalhos que realiza.
    Beijos.

    ResponderExcluir